Haverá apenas um feriado nacional prolongado para 2022, Sexta-feira Santa em 15 de abril, que é tradicionalmente uma sexta-feira e pode ser modificado no fim de semana. Isso tudo não leva em conta os feriados e comemorações estaduais e municipais, por exemplo como o carnaval, que é opcional (e algumas cidades fazem feriado), de segunda a quarta-feira, 28 de fevereiro, 1 e 2 de março.
A portaria do Ministério da Economia que estabelece dias de descanso na administração pública federal foi publicada no dia 22/01 no Diário Oficial da União. Feriados estaduais e municipais também serão realizados em seus respectivos locais, devendo ser preservados os serviços considerados essenciais nestes dias.
Três feriados nacionais serão comemorados no fim de semana, começando em 1º de janeiro, dia da Confraternização Universaç e as festividades de Ano Novo. Já os dias 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal) serão cairão em domingos.
Além desses, 21 de abril (Tiradentes), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (dia dos finados) e 15 de novembro (Declaração da República) também são considerados feriados nacionais. A lista do Ministério da Economia também tem pontos opcionais para os dias 16 de junho (Corpus Christi) e 28 de outubro (Dia do Servidor Público).