A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), está emitindo um alerta à população de Manaus, especialmente aos usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, sobre uma falsa assistente social que está agindo no bairro Lírio do Vale, na zona Oeste de Manaus.
Segundo relatos dos moradores, a suspeita está realizando inscrições para o suposto recebimento de uma cesta básica, a ser retirada no centro responsável pela área, e em seguida, está furtando diversos objetos de valor, quantias em dinheiro, cartões e documentos básicos após instruir os moradores a comparecer imediatamente ao setor responsável pela entrega do benefício e deixar a casa sob seus cuidados.
“Recebemos hoje, na sede da secretaria, alguns usuários que foram vítimas dessa pessoa, relatando promessas de cestas básicas, remédios e outros benefícios. É importante lembrar que nossas equipes realizam visitas técnicas somente mediante solicitação prévia. Além disso, em momento algum pedimos aos usuários que saiam de suas residências enquanto estamos presentes, pois isso não é prática de um assistente social ou de nossos técnicos”, enfatizou o secretário titular da Semasc, Eduardo Lucas.
Com relação à distribuição de cestas básicas e outros benefícios eventuais, o chefe da divisão de Serviços Socioassistenciais, Benedito Melo Marinho, ressalta que todas as negociações necessárias para o recebimento são feitas apenas nos centros de assistência e nunca em domicílio, a menos em situações extraordinárias, como desastres ambientais ou outros tipos de emergência.
“Todos os nossos profissionais são orientados a realizar visitas aos usuários somente após o processo de escuta qualificada, realizado em nossas unidades de atendimento. A equipe técnica vai à residência do usuário que solicitou a visita para dar continuidade à avaliação social, e somente após coletar e registrar todas as informações junto à população é que decidimos a entrega de cestas básicas, inclusão em programas sociais e outras políticas públicas. Nunca nos dirigimos à residência de nossos usuários sem passar por essas etapas”, detalhou.
Canais de denúncia e Ouvidoria
Em caso de irregularidades no atendimento ou nos serviços prestados pela Semasc, os usuários podem formalizar suas reclamações ligando para o número (92) 98842-2954 ou enviando um e-mail para [email protected]
Acesse o site e saiba mais:
https://portaltambaqui.com.br