Ontem à tarde (18/01), o maior bebê do estado do Amazonas nasceu no Hospital Padre Colombo, da Diocese do município de Parintins, que fica a 369 quilômetros de Manaus e é uma unidade conveniada com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O bebê de 7kg, chamado Angerson, nasceu às 11h27, com 7,328 quilos e 59 centímetros, via parto cesárea e já é um recorde na rede de saúde do Amazonas. Com um peso acima do normal, o estado de saúde do bebê é estável e ele é considerado um recém-nascido saudável.
Cleidiane Santos dos Santos, de 27 anos, tem mais cinco filhos, é moradora de Parintins e estava na 40ª semana de gestação. Ela contou que ficou surpresa com o tamanho da criança, mas que o sentimento de ver seu bebê saudável é indescritível. Ela expressou sua gratidão à equipe do hospital pelo cuidado prestado.
De acordo com a direção do Hospital Padre Colombo, referência em obstetrícia em Parintins e na região do Baixo Amazonas, a mãe Cleidiane Santos dos Santos deu entrada na unidade um dia antes do parto, na terça-feira (17/01), para uma consulta obstétrica a fim de acompanhar sua gestação. Durante o atendimento, foi constatado que ela estava gerando um bebê “Grande para Idade Gestacional” (GIG) e, considerando o tempo gestacional, a equipe decidiu encaminhá-la para o procedimento de parto cesárea.
A obstetra Artemisia Pessoa relatou que, apesar da mãe já ter sido referenciada por algumas situações de risco no pré-natal, a equipe ofereceu atenção especial e humanizada para garantir que o bebê Angerson nascesse da melhor forma possível e comemorou o sucesso do procedimento.
Fonte: Agência Amazonas