De acordo com a previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), choverá ainda mais nos próximos dias, o que pode durar até meados de abril aqui em Manaus. Entre os dias 8 e 11 de março, as chuvas atingiram 194,2 mm, muito acima do esperado pelo Serviço Nacional de Meteorologia (Inmet), a agência prevê que o volume acumulado do rio Amazonas entre 8 e 15 de março chegue a 200 mm.
De acordo com o meteorologista do Sipam, Renato Cruz Senna, a explicação para a grande quantidade de chuvas vistas nos últimos dias, na capital, acontece sob influência do evento La Niña, desde o final do ano passado. Por conta disso, são esperadas altos volumes de chuvas até meados do mês de abril.
“Estamos sob influência do evento La Niña que, inicialmente, é identificado por águas anomalamente mais frias na superfície do Oceano Pacifico Equatorial. Esta condição influencia a circulação da atmosfera em diversas áreas do globo, aumentando ou inibindo a formação de nuvens e, por consequência, incrementa ou reduz as chuvas, sendo a nossa região particularmente atingida”, comentou.
“Durante os eventos La Niña, as chuvas no norte da Região Amazônica são frequentemente incrementadas com chuvas acima dos valores normalmente observados principalmente sobre o sudoeste do Amazonas, região de Manaus e noroeste do Estado do Amazonas. Em outras áreas podem ocorrer chuvas abaixo dos valores característicos para esta época do ano como na região do médio Purus. Então, são esperadas bastantes chuvas até o inicio de abril”, ressaltou ainda.
De acordo com o boletim meteorológico do INMET, a previsão entre os dias 16 e 24 de março de 2021 é de chuvas intensas, em praticamente toda a região norte com acumulados que ultrapassa os 100 mm.
Com informações de Acritica