O aplicativo de leitura de código de barras Barcode Scanner desenvolvido pela empresa Lavabird Ltd. se transformou em malware, após sua última atualização em dezembro de 2020, e pode ter infectado mais de 10 milhões de usuários.
De acordo com a Malwarebytes Digital Security Platform, os usuários do leitor de código de barras foram ao Reddit e começaram a reclamar em fóruns de que receberam anúncios indesejados em seus dispositivos.
Entre os produtos gratuitos oferecidos no Google Play, é relativamente comum exibir anúncios em aplicativos. Normalmente, o aplicativo possui pacotes de anúncios aleatórios, que são instalados usando o SDK no código do aplicativo.
Isso permite que os usuários vejam os anúncios, mas não precisam pagar pelo aplicativo, e os desenvolvedores podem obter alguma receita de suas ideias.
Mas, no caso de usar o Barcode Scanner, um código malicioso foi adicionado e, eventualmente, passou despercebido pelos programadores. A partir daí, anúncios com comportamento previsível começaram a aparecer de forma aleatória.
Depois que o relatório da “Malware Bytes” foi lançado, o aplicativo foi imediatamente excluído da Play Store (loja do google). Para qualquer pessoa que ainda estiver usando o aplicativo em seus telefones celulares, é recomendável excluí-lo imediatamente de seus dispositivos.